Buscar
  • Norberto Sousa

A Nova realidade – Viver com e o pós-Pandemia Covid-19

Atualizado: Nov 10

A COVID-19 veio alterar a rotina de todos nós e perante isso, todos temos que nos reinventar e readaptar à nova realidade. Os condomínios e toda a sua logística não são excepção. Confira algumas alterações que inevitavelmente farão parte do dia-a-dia de quem vive na propriedade horizontal.


Os tempos que atravessamos são difíceis e morar num prédio exige da Administração do Condomínio soluções adequadas que acompanhem este período. As relações humanas conheceram uma profunda alteração no seu quotidiano. Os hábitos diários que tínhamos, deixaram de ser possíveis e passaram a ser algo que futuramente iriam conhecer uma realidade absolutamente diferente. Perante isso, aprendemos a viver à distância, privados das relações humanas, com a família, amigos, vizinhos, a ida às compras, no trabalho, de que todos estávamos habituados. Apercebemo-nos que a nossa postura perante os outros iria sofrer uma alteração.


Viver em comunidade atualmente só é possível através de algo muito importante, a vacinação, que veio trazer uma esperança de que tudo pode melhorar neste âmbito, mas levará o seu tempo. A Administração de Condomínio tem um papel fundamental que vai para além das partes comuns. Faz a ponte entre os condóminos e vizinhos que com o confinamento e uma maior presença nas habitações se torna cada vez mais importante, mas que tem que ser salvaguardada.

Os contactos com a Administração devem ser mais fáceis e mais práticos, sempre que possível à distância, e-mail, telefone, circulares ou com a colocação de avisos à entrada do prédio.


Muitas famílias ficaram condicionadas a nível financeiro, muitos perderam os empregos, viram os seus ordenados atrasados, passaram para regimes de trabalho a part-time e por isso os pagamentos ao condomínio ficaram protelados. Contudo, as despesas regulares nos condomínios continuam e é necessário ter a relação de pagamentos controlada. Em caso de atraso, contacte a Administração no sentido de encontrar uma solução para a sua situação. A Administração do Condomínio tem como obrigação controlar os pagamentos.


As reuniões de Condomínio sofreram enormes atrasos. No início de 2021, surgiram novidades sobre este tema, a possibilidade de realização de reuniões por videoconferência, sendo para isso, necessário cumprir um conjunto de premissas. Em caso de dúvidas ou interesse, questione o seu Administrador. Muitas das reuniões presenciais, o seu formato habitual, não foram realizadas nas datas normais, estão a ser reagendadas para a data em que a segurança de todos esteja reposta e a segurança pública assegurada.


A Administração do Condomínio deve controlar e sendo necessário reforçar o serviço de limpeza. É uma questão de saúde pública e, portanto, deve ser assegurada regularmente cumprindo todas as recomendações em vigor. Superfícies de toque recorrente como corrimões, botões dos elevadores, maçanetas das portas, caixas de correio e intercomunicadores, devem ser limpos sempre que possível. É a saúde de todos que está em causa e em risco.


Os problemas nas partes comuns ou com origem nas partes comuns continuaram. As manutenções regulares por parte da Administração será um ponto fundamental para que todos os elementos estejam em pleno funcionamento.


A realidade que vivemos é ligeiramente diferente daquela que conhecíamos há dois anos. Os cuidados devem ser mantidos. Sempre que haja necessidade de circulação nas partes comuns devem usar máscara, não utilize os elevadores com pessoas que não são da sua relação familiar. Mantenha a etiqueta respiratória e a distância de 2 metros das pessoas ao seu redor. Privilegie os contactos para resolver qualquer assunto, à distância.


O ser humano tem uma capacidade incrível de se adaptar a novas realizadas, e a pandemia COVID-19 é a realidade de hoje, muito provavelmente, dos próximos tempos. Se todos colaboramos e respeitarmos as regras, será mais fácil superar esta nova realidade e voltarmos a viver, de uma forma diferente, mas a viver em comunidade.


Mantenha-se seguro e bem informado!




#dicasdeblog #WixBlog

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo